NOSSOS SERVIÇOS NA ÁREA DE GESTÃO

CICLO DO EMPREENDIMENTO
O empreendimento Imobiliário pode ser entendido como “Projeto” de acordo com a definição do Guia PMBOK, ou seja, trata-se de um conjunto de atividades temporárias, realizadas em grupo, destinadas a produzir um produto, serviço ou resultado único, com condições de prazo, custo, qualidade e risco previamente definidas.
Antes do desenvolvimento de um Projeto de Construção Civil deve-se entender e definir de forma clara o Ciclo de Vida do Empreendimento. Todas as etapas influenciam-se reciprocamente, criando uma interdependência que deve ser continuamente monitorada para a correção dos desvios em relação ao plano estabelecido.
Todos os projetos devem ser gerenciados para apresentarem os resultados e integração necessários, dentro do prazo e do orçamento previstos. O Gerenciamento do Projeto faz o monitoramento contínuo e traz um foco único, delineado pelos objetivos e recursos de cada empreendimento.
-
Desenvolvimento de ferramentas e procedimentos para gestão dos processos ligados ao Ciclo do Empreendimento;
-
Elaboração dos cronogramas;
-
Definição das contratações;
-
Formatação de reuniões de transição entre as áreas da empresa;
-
Check-lists de verificação de todas as etapas do Empreendimento Imobiliário, da compra do terreno até a entrega dos projetos para a obra.
.jpg)
REUNIÃO DE CHARRETTE
A “Charrette” se apresenta como uma importante ferramenta de elaboração de projetos. Um workshop colaborativo onde são reunidos todos os envolvidos em um empreendimento imobiliário para debater, ao longo de um período pré-determinado, as soluções que serão adotadas para os projetos.
O debate sobre itens relevantes ao processo irá antecipar soluções das diversas disciplinas envolvidas. Haverá impacto direto no cronograma, no lançamento do empreendimento e na obra.
O trabalho focado e intensivo, em um ambiente criativo e colaborativo, onde as principais condicionantes do projeto serão tratadas e discutidas, produzirá diretrizes que irão se desenvolver para se obter o Projeto Executivo.
-
Organização da reunião de “Charrette”;
-
Divulgação dos dados e diretrizes técnicas do empreendimento, alinhamento das expectativas e necessidades da empresa e dos clientes;
-
Coordenação da reunião de “Charrette”;
-
Distribuição dos documentos e diretrizes gerados.

ESCOPO DE PROJETOS
Planejar um projeto é importante para toda empresa que valoriza boas práticas de gestão e entende que a definição de um escopo de trabalho tem grande relevância para a projeção de uma imagem estratégica.
O escopo de um projeto “é o trabalho que precisa ser realizado para entregar um produto, serviço ou resultado com as características e funções especificadas”. Define, de forma clara e objetiva, todos os itens que fazem parte do projeto e aqueles que não serão incluídos.
Mudanças no escopo são esperadas durante o ciclo de vida da maioria dos projetos. O controle do escopo assegura que todas as mudanças solicitadas e ações corretivas ou preventivas recomendadas sejam corretamente aplicadas. Permite, ainda, a análise e monitoramento dos impactos no custo e no prazo do projeto.
O Escopo do Projeto é o meio para alcançar o objetivo que é definido no Escopo do Produto.
-
Definição dos requisitos de todos os projetos;
-
Gestão e verificação do escopo dos projetos para atendimento à obra.

CRONOGRAMA DE PROJETOS
O planejamento é a base da gestão de projetos. Uma parte fundamental no ato de planejar é entender o cronograma associado a cada etapa.
O cronograma é o principal meio de gestão do tempo de um projeto. Ele estabelece os marcos de início e conclusão de uma atividade, desenvolvendo uma cadeia sequencial e lógica. Seu principal objetivo é assegurar que as etapas sejam concluídas dentro do prazo definido.
O cronograma de atividades bem estruturado permite a alocação adequada de recursos e o aprimoramento do desempenho da equipe. É um instrumento importante para evitar desvios no prazo e no custo do projeto.
-
Definição do cronograma de projeto conforme o Ciclo do Empreendimento;
-
Gestão do cronograma para garantia dos resultados desejados pela empresa.